Área Técnica da ARVS

Bem-Vindo à área técnica da ARVS.
Aqui vais encontrar tudo o precisas para ser um velejador campeão, desde vídeos, técnicas, ajudas, entre outros documentos úteis para a tua classe. 

Estágio & Formação

14/15 OUT

Formação de Oficiais de Regata em Vilamoura

NOV

Sem evento

Formação de Juízes em Vilamoura

16/17 DEZ
Vela Adpatada

Comparativamente com a vela tradicional, os barcos de vela adaptada têm de ser mais seguros e não podem virar. A prática da modalidade exige um menor esforço físico, mas em termos teóricos, técnicos e tácticos é muito semelhante à vela tradicional.

Os Jogos Paralímpicos de 2008 marcaram a primeira participação portuguesa na competição em vela adaptada. Bento Amaral e Luísa Silvano garantiram o apuramento no Campeonato do Mundo de Vela Adaptada de 2007, que se realizou em Rochester, nos EUA, e no qual se classificaram em 13º lugar. Conseguiram ficar na 42º posição, no entanto, a dupla já conquistou no Campeonato do Mundo de Skud-18, em 2008, a medalha de Bronze.

Optimist​

O barco Optimist foi desenhado nos Estados Unidos em 1947 como uma alternativa aos carrinhos feitos com “caixas de sabão” nos quais as crianças colocavam velas afim de fazerem “regatas” nas estradas. Mas este era um desporto muito perigoso e foi então que surgiu a ideia de utilizar estes barcos na água, onde a prática desportiva seria mais segura. A ideia mostrou-se acertada e rápidamente conquistou muitos adeptos nas camadas mais jovens. 

Em 1954 um Arquitecto Dinamarquês leu um artigo sobre estes barcos e achou que seria o barco ideal para as crianças, e criou o Optimist, que hoje é considerada a maior classe de vela para crianças.

Laser Radial, 4.7, Standart

Laser é um barco a vela de classe olímpica, a mais popular do mundo, com mais de 200.000 barcos produzidos, cuja principal característica é a simplicidade e o baixo preço. Os barcos da classe Laser são tripulados por um velejador. É um barco bem veloz e pode planar em dias de vento forte.

O laser tem um casco com 4.23 metros de comprimento total e 3.81 metros de comprimento na linha de água. Pesa 56.7 kg. De acordo com a área de vela, o Laser é subdividido em três classes distintas:

  • Laser Standard (olímpica masculina) - 7.06 m2 de área de vela e é desenhado para ser velejado por um iatista forte com mais de 80 kg

  • Laser Radial (olímpica feminina) - área de vela menor com 5.76 m2; suplantou as embarcações tipo Europa para o evento feminino de vela nos Jogos Olímpicos.

  • Laser 4.7 (transitória do Optimist para a Radial ou Standard).

420 Tips

VELA

Pss!pss! Olha a dica!
Music
420​

420 é uma classe internacional de embarcação à vela desenhada por Christian Mayry em 1960. Deve o seu nome à sua medida (comprimento) - 4,20m.

Embora não seja um barco de iniciação, seu manejo não requer um nível avançado de conhecimentos, tornando-o uma boa embarcação de desenvolvimento e um passo para navegar na classe 470.

O 420 tem trapézio e balão.

Cruzeiros​

A Classe de Cruzeiros é a classe rainha da vela. É a vela para adultos e as embarcações são das mais diversas dimensões, disponde-se por rating ORC. 

Windsurf​

O windsurf ou prancha à vela é uma modalidade olímpica de vela. No mundo, o HavaíIlhas Canárias e as praias do Caribe são considerados ótimos lugares para a prática do windsurf. É praticado com uma prancha idêntica à prancha de surfe e com uma vela entre 2 e 5 metros de altura. Este esporte consiste em planar sobre a água utilizando a força do vento.C. 

© 2017 Todos os direitos reservados. Produzido por ARVS