Clube de Vela de Lagos

O Clube de Vela de Lagos foi fundado em 20 de Abril de 1950, com a publicação dos estatutos no Diário do Governo do dia 25 de Abril desse ano.
Tem sido desde então o único clube de desportos naúticos da Cidade, nunca tendo interrompido a sua actividade.
Tem preenchido as exigências locais e as solicitações para a utilização da Baía de Lagos, que é considerada a melhor pista de vela nacional e das melhores da Europa.
Inicialmente as actividades principais foram a vela e a pesca desportiva e posteriormente diversificaram-se e foram surgindo outras como a natação, o mergulho, a caça submarina, a canoagem, a prancha à vela, o triatlo, a pesca grossa e o Jet-Ski correspondendo assim a novas solicitações. Para isso, organizou regatas de vela,concursos de pesca de mar, campeonatos nacionais e internacionais e outras provas,  tendo chegado a registar presenças de mais de duzentos participantes em cada uma destas actividades desportivas. O Clube de Vela de Lagos tem colaborado regularmente na organização do Campeonato Nacional de Andebol de Praia, nas provas que se realizam em Lagos.
Desde 1950 que a sede e parte das instalações do CVL se encontram junto da Praia da Solaria em edifício cedido pela Câmara Municipal de Lagos, que sempre apoiou este Clube no reconhecimento da sua importância, tanto no plano desportivo, como social, cultural e turístico e em edifício construído pelo CVL em 1990, em terreno do domínio público marítimo. Em 1991 o CVL instalou um pequeno pontão flutuante na Doca de Pesca do Porto de Lagos para amarração de pequenas embarcações de sócios do CVL.
Em 2003 esse pontão foi ampliado e bastante melhorado. Pela ocupação de leito de rio e de área no Cais da Solaria o CVL paga anualmente ao IPTM. Em 2005 foi construído novo edifício de apoio no Cais da Solaria com novos balneários, sala de formação e uma pequena loja.
Também teve sempre apoios de outros organismos oficiais, tanto de departamentos do Ministério da Educação na cedência de salas das escolas para alojamento dos atletas e para festas de distribuição de prémios, como do Ministério da Defesa na cedência de tendas e empréstimo de instalações, como do Ministério da Marinha no apoio a regatas.
A Região de Turismo do Algarve, o Governo Civil de Faro e a Comissão de Coordenação da Região Algarve têm contribuído com o seu apoio financeiro.
O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, bem como os organismos que lhe antecederam, têm também contribuído para o desenvolvimento do CVL com cedência de áreas que têm vindo a permitir a construção das indispensáveis infra-estruturas.
São também de salientar os apoios no plano local, nomeadamente da Marina de Lagos, dos Bombeiros Voluntários de Lagos, do Núcleo de Lagos da Cruz Vermelha Portuguesa, dos comerciantes do Concelho, etc.
O Clube de Vela de Lagos foi reconhecido como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública Desportiva em 23 de Outubro de 1990, por tudo o que tem feito para o desenvolvimento desportivo da Cidade e do País.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

 

SECRETARIA

SEGUNDA - SÁBADO

09:30 - 13:00 / 14:30 - 18:00

​ARMAZEM

09:00 - 13:00 / 15:00 - 19:00

PARA MAIS INFORMAÇÕES
 
CVL 

CAIS DA SOLARIA

8600 LAGOS

Email: clubevelalagos@gmail.com

Tel:  282762256

Telem: 914857273

© 2017 Todos os direitos reservados. Produzido por ARVS